Bipolaridade

bipolaridade


Bipolaridade

Bipolaridade o que é?

Esta doença do foro psicológico é conhecida como a doença maníaco-depressiva. Esta doença traduz-se na mudança repentina de humor. Podem ser episódios repetidos ou alternados. Portanto, num momento o doente pode estar alegre, e de repente sentir-se triste, num estado depressivo, perdendo de tal modo o interesse pelas pessoas, pela sociedade, havendo uma tendência ao isolamento. “Cerca de 15 a 20% dos casos de bipolaridade resultam em suicídio.


bipolaridade



Bipolaridade como se manifesta?

Como já referido anteriormente, o doente encontra-se numa primeira fase num estado eufórico e de humor expansivo, confiante, mas ao longo do tempo começa por sentir-se desmotivado sem vontade de dormir, com irritabilidade ou até alguma perda de noção da realidade. Este estado é de extrema tristeza, caracterizada pela perda de vontade de trabalhar e nas pessoas. Sentem-se inúteis, têm discursos negativos sobre suicídio.


Bipolaridade quais as causas?

Ainda não está provado, mas pensa-se que poderá ser transmitida hereditariamente, no entanto, existem diversos factores que poderão desencadear uma crise. Esta doença não aprece de repente numa pessoa, ou se nasce com predisposição para se ser bipolar ou não. Portanto não é uma doença que por ventura alguém poderá vir a ter. Contudo, existem também factores desencadeantes, “stress prolongado ou situações traumáticas”.
Deve-se evitar o tabaco, o álcool e o café. Fazer exercício físico, alimentação saudável. E dormir as 8 horas de sono.


Bipolaridade tem cura?

Não. Mas tem tratamento que pode atenuar e controlar esta doença. A medicação é um meio de auxílio para controlar a bipolaridade. Assim os doentes poderão ter uma melhor qualidade de vida. “é importante que se perceba que interromper este tratamento poderá ser fatal. É uma doença que precisa de constante vigilância”.

0 Response to "Bipolaridade"

Enviar um comentário

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme